sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NORMAS RESUMOS

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS
           
A seguir apresentamos as normas para a inscrição de resumo expandidos no I Seminário Nacional do NEMDR – Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural/IV Seminário de Agroecologia, Resistência e Educação do Campo/I Seminário do Grupo de Pesquisa e Práticas Educativas.
·      Limite de autores por resumo expandido é de: até 03 autores e 01 orientador(a) se houver.
·      Configurações das margens: em 2,5 cm para a direita, esquerda, inferior e superior;
·      O envio do resumo expandido deve ser em formato Microsoft Word (salvar como 97-2003 ou RTF);
·      É de responsabilidade dos autores a correção da língua portuguesa, antes do envio dos resumos expandidos; 
·      Os resumos expandidos devem ter no mínimo de 2 e no máximo 5 páginas, em papel A4 - incluindo referências bibliográficas e, caso haja no resumo expandido, ilustrações, gráficos e tabelas.
No caso de ilustrações, quando houver, deve(m) ser identificada(s) na parte inferior da figura, com texto justificado a esquerda e no máximo com 03 (três) linhas. Esta identificação inclui: o número e o título da figura; e a origem (fonte) da mesma.  
Quanto as tabelas, quando houver, terão sua numeração e título na parte superior esquerda da mesma.

·      Quanto à estrutura do resumo expandido o(s) autor(es) devem seguir o modelo em anexo. Lembrando que, enquanto trechos de um modelo para a confecção do resumo expandido, as informações destacadas, em verde no anexo 1, são essenciais para a construção/avaliação do resumo expandidomas não devem estar no corpo do resumo expandido envidado.

Avaliação do resumo expandidoOs trabalhos serão avaliados por uma comissão composta pelos responsáveis pelo(s) Grupo(s) de Trabalho (GT’s) e avaliadores convidados pela comissão organizadora do evento.
Parecer:
·      As avaliações receberão as seguintes menções: i) Aprovado, ii) Aprovado, com restrições ou iii) Não aprovado.
Os autor(es) que tiverem seu(s) resumo expandido(s) aprovado(s) com restrições terão o prazo de 4 (quatro) dias para providenciar as modificações necessárias para que possa passar à “aprovado”O não cumprimento do prazo, assim como o não atendimento as solicitações do(s) avaliadores implicará não aprovação do mesmo.
Observação: Em caso de mudança em alguma(s) da(s) norma(s) informada(s) anteriormente, avisaremos através do blog do NEMDR.

http://nemdrufpb.blogspot.com.br/p/i-seminario-nacional-do-nemdr-2014.html 



MODELO[i] PARA O RESUMO EXPANDIDO (COM MÍNIMO DE 3 E MÁXIMO DE CINCO PÁGINAS)
TITULO
 [EM NEGRITO, CENTRALIZADO, FONTE TAMNHO 12, MAIÚSCULA]

Autor(a)(es)
Nome do 1º Autor[1]
Nome do 2º Autor[2]
Nome do 3º Autor[3]
[máximo de três autores, Seguir a ordem, primeiro autor, segundo e terceiro autor, se houver; alinhar texto à direita; espaço simples]

Orientador(a):
Nome do Orientador(a)[4]
[se houver]

RESUMO
Máximo: 250 palavras
Parágrafo: simples e com texto justificado; Fonte: Arial, tamanho 12.


PALAVRAS-CHAVEmáximo até três palavras separadas por ponto.

INTRODUÇÃO
Parágrafo: 1,5 e com texto justificado
Fonte: Arial, tamanho 12.
             
DESENVOLVIMENTO
Parágrafo: 1,5 e com texto justificado
Fonte: Arial, tamanho 12.
Ilustrações, quadros e tabelas (se houver): com identificação, informando o título, a fonte (origem) e a data.      

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fonte: Arial, tamanho 12.
Parágrafo: justificado - 1,5



[1] Inserir as respectivas credenciais do 1º autor em nota de rodapé: titulação, local de trabalho etc.
[2] Inserir as respectivas credenciais do 2º autor [se houver]: titulação, local de trabalho etc.
[3] Inserir as respectivas credenciais do 3º autor [se houver]: titulação, local de trabalho etc.
[4] Inserir as respectivas credenciais do Orientador em nota de rodapé: titulação, local de trabalho etc.



[1] Considerando que este é um modelo, as informações destacadas em verde, assim como nas “notas de fim” devem servir de base para a construção do resumo expandido, ao mesmo tempo devem ser “apagadas” antes do envio do mesmo.

[1] As referências bibliográficas devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023 da ABNT, com as adaptações descritas a seguir.

Livros:
SOBRENOME(S), NOME(s). Título em negrito: subtítulo normal. Edição. Local: Editora, ano. nº páginas.

SOUNIS, E. Bio-estatística: princípios fundamentais e metodologia estatística aplicada às ciências exatas. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1975. 230p.

Capítulos de livro:
SOBRENOME(S), NOME(s). Título do capítulo. In: SOBRENOME(S), NOME(s). Título do livro em negrito. Local: Editora, ano. capítulo, nº páginas.

BRIAN, M. V. Comparative aspects of caste differentiation in social insects. In: WATSON, J. A. L.; OKOT-KOTBER, N. M.; NOIROT, C. H. Caste differentiation in social insects. Oxford: Pergamon Press, 1985. cap. 4, p. 210-240.

Artigos:
SOBRENOME(S), NOME(s). Título do resumo expandido. Título do periódico em negrito, local, volume, número, páginas consultadas, ano.

1.     Até dois autores:
OLIVEIRA, F. C.; MATIAZZO, M. E. Metais pesados em latossolo tratado com lodo de esgoto e em plantas de cana-de-açúcar. Scientia Agrícola, Piracicaba, v. 58, n. 3, p. 581-593, 2001.

2.     Mais de dois autores:
NOGUEIRA, T. A. R.; SAMPAIO, R. A.; FONSECA, I. M.; FERREIRA, C. S.; SANTOS, S. E. Metais pesados e patógenos em milho e feijão caupi consorciados, adubados com lodo de esgoto. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 331-338, 2007.

Monografias, Dissertações e Teses:
SOBRENOME(S), NOME(s). Título em negrito. Data. Número de folhas. Categoria da Tese (Graus e área de concentração) - Nome da Faculdade, Universidade, cidade, data.

BARFFI, M. H. Utilização da amoreira (Morus alba L.), cultivar Yamada para caprinos: curva de crescimento e disgestibilidade "in vitro". 1992. 35 f. Monografia (Trabalho de Graduação em Zootecnia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 1992.

MELO, V. P. Propriedades químicas e disponibilidade de metais pesados para a cultura de milho em dois latossolos que receberam adição de lodo de esgoto. 2002. 134 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2002.

MARQUES, M. O. Efeito da aplicação de lodo de esgoto na produtividade e qualidade da cana-de-açúcar1990. 164 f. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1990.

Trabalhos apresentados em eventos:
SOBRENOME(S), NOME(s). Título do trabalho apresentado. In: NOME DO  VENTO, numeração., ano, local de realização.Tílulo , em negrito [da publicação da qual o trabalho apresentado é parte]...Local de publicação: Editora, data de publicação. Paginação.

FONSECA, I. M.; PRADO, R. M.; VIDAL, A. A.; NOGUEIRA, T. A . R. Efeito da escória de siderurgia e do calcário na disponibilidade de silício no solo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE SILÍCIO NA AGRICULTURA. 4., 2007, Botucatu. .Anais... Botucatu: FCA, 2007. p. 26-29.

Fontes eletrônicas:
Autor. Título do em negrito. Edição (se houver). Local de publicação (se houver): Editora (se houver), anos de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: data do acesso.


BRASIL. CONAMA. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução nº 375, de 29 de agosto de 2006. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res06/res37506.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2007.