I SEMINÁRIO DO NEMDR:
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSTRUINDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA
No
período de 18 a 20 de julho de 2012, no CAMPUS III da UFPB, realizamos o I
Seminário do NEMDR: Diretrizes Curriculares da Educação do Campo: Construindo a
Proposta Pedagógica. O seminário está entre as ações desenvolvidas pelo NEMDR,
em criação, mediante o projeto de extensão e que tem a parte dos recursos
aprovado pelo PROEXT 2011. 0 I
Seminário do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para desenvolvimento rural –
NEMDR aconteceu com o propósito de contribuir para as reflexões
teóricas/metodológicas e técnicas (por que não?) de elaboração da proposta das escolas
do campo. Durante os três dias de evento participaram cerca de duzentos e
setenta e cinco profissionais que atuam na educação do campo com participação
em palestras e oficinas pedagógicas propostas a partir da fala dos professores,
considerando-se suas necessidades na formação, numa perspectiva
multidisciplinar. No
primeiro dia do evento, o Prof. Dr. Severino Bezerra Silva (CE/UFPB) na
conferência de abertura tratou do tema “Educação do Campo: possibilidades e
desafios na construção da proposta pedagógica”. Dentro deste tema alguns
pontos de suma importância foram discutidos pelo Professor, tais como:
Políticas públicas para a educação do campo, a insuficiência de formação
continuada para os educadores do campo e algumas dificuldades encontradas pelas
escolas na construção do Projeto Pedagógico Curricular que venha atender as
necessidades do homem do campo. No segundo e no
terceiro dia do evento foram ministradas oito oficinas pedagógicas pelos
professores do CAMPUS III da UFPB, com temas diversificados como: “Aprendizagem
Auto-Organizativa. Um Corpo Com Mente”; "Educação Inclusiva na Proposta Pedagógica da
Escola no/do Campo?”; “Cores,
Formas, Movimento e Criação: a arte e a leitura do mundo”; “Música na Escola do
Campo: o quê e como ensinar?”; “Educação Ambiental no Contexto Escolar”; “Elaboração
de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia”; “Currículo
Contextualizado e Educação do Campo”; e “Fazeres do professor: planos e sequência didática na sala de aula”.
Galeria de fotos do I Seminário do NEMDR
(arquivo do NEMDR)