NORMAS PARA TRABALHOS



NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A seguir apresentamos as normas para a inscrição de artigos no I Seminário Internacional do NEMDR – Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural/ e o II Seminário do Grupo de Pesquisa e Práticas Educativas.
Importante:
·                    Cada autor pode submeter no máximo dois trabalhos
·      Limite de autores por ARTIGO: até 04 autores - incluindo o do orientador(a) (se houver);
·      Configurações das margens: em 2,5 cm para a direita, esquerda, inferior e superior;
·      O envio do artigo deve ser em formato Microsoft Word (salvar como 97-2003 ou RTF);
·      É de responsabilidade dos autores a correção da língua portuguesa, antes do envio dos artigos; 
·      Os artigos devem ter no mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, em papel A4 - incluindo referências bibliográficas e, caso haja no artigo, ilustrações, gráficos e tabelas.
No caso de ilustrações, quando houver, deve(m) ser identificada(s) na parte inferior da figura, com texto justificado a esquerda e no máximo com 03 (três) linhas. A identificação da ilustração inclui: o número e o título da figura; e a origem (fonte de pesquisa) da mesma.  
Quanto as tabelas, quando houver, terão sua numeração e título na parte superior esquerda da mesma.
·         Quanto à estrutura do artigo o(s) autor(es) devem seguir o modelo em anexo. Lembrando que, enquanto trechos de um modelo para a confecção do artigo, as informações, no anexo 2 destacadas em amarelo- essenciais para a construção/avaliação do artigo - não devem estar no corpo do artigo envidado.

Avaliação do artigoOs trabalhos serão avaliados por uma comissão composta pelos responsáveis pelo(s) Grupo(s) de Trabalho (GT’s) e avaliadores convidados pela comissão organizadora do evento.

Parecer:
·         As avaliações receberão as seguintes menções: i) Aprovado, ii) Aprovado, com restrições ou iii) Não aprovado.
Os autor(es) que tiverem seu(s) artigo(s) aprovado(s) com restrições terão o prazo de 4 (quatro) dias para providenciar as modificações necessárias para que possa passar à “aprovado”. O não cumprimento do prazo, assim como o não atendimento as solicitações do(s) avaliadores implicará não aprovação do mesmo.
Observação: Em caso de mudança em alguma(s) da(s) norma(s) informada(s) anteriormente, avisaremos através do blog do NEMDR.
http://nemdrufpb.blogspot.com.br




ANEXO 2 - ESTRUTURA DO ARTIGO [MODELO[1]]
TÍTULO E SUBTÍTULO EM MAIÚSCULA
[Cabeçalho com  título em negrito, fonte ARIAL, tamanho 12, centralizado]

Nome do 1º Autor[
[2]]
Nome do 2º Autor[2]
Nome do 3º Autor[3]
Nome do 4º Autor[4]

Máximo permitido: quatro autores


Caso haja orientador(a) para a elaboração do artigo, informar o nome.

RESUMO
Limite mínimo de 200 e máximo de 300 palavras; usar espaço simples; fonte arial tamanho 12
Dica: Com relação ao conteúdo do resumo: informar a importância do tema, objetivo(s) do artigo; referencial teórico que fundamenta o artigo; se for uma pesquisa, extensão ou projeto manifestar a etapa a qual será abordada; principal resultado, com breve conclusão.

Palavras-chave: indicar no máximo três, separadas por ponto

INTRODUÇÃO



No corpo do texto digitá-lo em tamanho 12, fonte Arial, espaçamento 1,5 entre linhas;
Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação.

DESENVOLVIMENTO
No corpo do texto digitá-lo em tamanho 12, fonte Arial, espaçamento 1,5 entre linhas;
Citação – conforme as normas vigentes da ABNT/NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação.

CONCLUSÃO
No corpo do texto digitá-lo em tamanho 12, fonte Arial, espaçamento 1,5 entre linhas;
REFERÊNCIAS

·         Referências[ii] – conforme as normas vigentes da abnt/nbr 6023: informação e documentação - referências – elaboração

[ii] As referências bibliográficas devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023 da ABNT, com as adaptações descritas a seguir.

Livros:
SOBRENOME(S), NOME(s). Título em negrito: subtítulo normal. Edição. Local: Editora, ano. nº páginas.

SOUNIS, E. Bio-estatística: princípios fundamentais e metodologia estatística aplicada às ciências exatas. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1975. 230p.

Capítulos de livro:
SOBRENOME(S), NOME(s). Título do capítulo. In: SOBRENOME(S), NOME(s). Título do livro em negrito. Local: Editora, ano. capítulo, nº páginas.

BRIAN, M. V. Comparative aspects of caste differentiation in social insects. In: WATSON, J. A. L.; OKOT-KOTBER, N. M.; NOIROT, C. H. Caste differentiation in social insects. Oxford: Pergamon Press, 1985. cap. 4, p. 210-240.

Artigos:
SOBRENOME(S), NOME(s). Título do artigo. Título do periódico em negrito, local, volume, número, páginas consultadas, ano.

1.     Até dois autores:
OLIVEIRA, F. C.; MATIAZZO, M. E. Metais pesados em latossolo tratado com lodo de esgoto e em plantas de cana-de-açúcar. Scientia Agrícola, Piracicaba, v. 58, n. 3, p. 581-593, 2001.

2.     Mais de dois autores:
NOGUEIRA, T. A. R.; SAMPAIO, R. A.; FONSECA, I. M.; FERREIRA, C. S.; SANTOS, S. E. Metais pesados e patógenos em milho e feijão caupi consorciados, adubados com lodo de esgoto. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 331-338, 2007.

Monografias, Dissertações e Teses:
SOBRENOME(S), NOME(s). Título em negrito. Data. Número de folhas. Categoria da Tese (Graus e área de concentração) - Nome da Faculdade, Universidade, cidade, data.

BARFFI, M. H. Utilização da amoreira (Morus alba L.), cultivar Yamada para caprinos: curva de crescimento e disgestibilidade "in vitro". 1992. 35 f. Monografia (Trabalho de Graduação em Zootecnia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 1992.

MELO, V. P. Propriedades químicas e disponibilidade de metais pesados para a cultura de milho em dois latossolos que receberam adição de lodo de esgoto. 2002. 134 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2002.

MARQUES, M. O. Efeito da aplicação de lodo de esgoto na produtividade e qualidade da cana-de-açúcar1990. 164 f. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1990.

Trabalhos apresentados em eventos:
SOBRENOME(S), NOME(s). Título do trabalho apresentado. In: NOME DO  VENTO, numeração., ano, local de realização.Tílulo , em negrito [da publicação da qual o trabalho apresentado é parte]...Local de publicação: Editora, data de publicação. Paginação.

FONSECA, I. M.; PRADO, R. M.; VIDAL, A. A.; NOGUEIRA, T. A . R. Efeito da escória de siderurgia e do calcário na disponibilidade de silício no solo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE SILÍCIO NA AGRICULTURA. 4., 2007, Botucatu. .Anais... Botucatu: FCA, 2007. p. 26-29.

Fontes eletrônicas:
Autor. Título do em negrito. Edição (se houver). Local de publicação (se houver): Editora (se houver), anos de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: data do acesso.

BRASIL. CONAMA. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução nº 375, de 29 de agosto de 2006. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res06/res37506.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2007.





[1] Considerando que este é um modelo, as informações destacadas em amarelo, assim como nas “notas de fim” devem servir de base para a construção do artigo, ao mesmo tempo devem ser “apagadas” antes do envio do mesmo.

[1] Inserir as respectivas credenciais do 1º autor em nota de rodapé: titulação, local de trabalho etc.
[2] Inserir as respectivas credenciais do 2º autor [se houver]: titulação, local de trabalho etc.
[3] Inserir as respectivas credenciais do 3º autor [se houver]: titulação, local de trabalho etc.
[4] Inserir as respectivas credenciais do 4º autor [se houver] em nota de rodapé: titulação, local de trabalho etc.
Obs: o nome do orientador do trabalho, se houver, deve vir entre esses quatro nomes